com inclusão das datas específicas e os finais do número do benefício (NB) para facilitar o entendimento dos leitores:

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou, no dia 26 de maio de 2025, a devolução automática dos valores descontados indevidamente na folha de pagamento dos aposentados e pensionistas referente ao mês de abril. A medida beneficia milhares de segurados, sem necessidade de solicitação ou envio de documentos.

Os reembolsos foram efetuados de forma automática, entre os dias 26 de maio e 6 de junho de 2025, seguindo o calendário regular de pagamentos dos benefícios. Confira abaixo o cronograma de devolução:

Os reembolsos foram efetuados de forma automática, entre os dias 26 de maio e 6 de junho de 2025, seguindo o calendário regular de pagamentos dos benefícios. Confira abaixo o cronograma de devolução:

Beneficiários que recebem até 1 salário-mínimo:
    •    Final do número do benefício (NB) 1 – pagamento em 26/05
    •    Final 2 – 27/05
    •    Final 3 – 28/05
    •    Final 4 – 29/05
    •    Final 5 – 30/05
    •    Final 6 – 02/06
    •    Final 7 – 03/06
    •    Final 8 – 04/06
    •    Final 9 – 05/06
    •    Final 0 – 06/06

Beneficiários que recebem acima de 1 salário-mínimo:
    •    Finais 1 e 6 – 02/06
    •    Finais 2 e 7 – 03/06
    •    Finais 3 e 8 – 04/06
    •    Finais 4 e 9 – 05/06
    •    Finais 5 e 0 – 06/06

Não foi necessário fazer nenhum pedido formal: os valores foram creditados automaticamente na conta ou cartão onde o segurado costuma receber o benefício mensal.

Caso o aposentado ou pensionista identifique descontos de mensalidades anteriores que não reconhece, é possível contestar essas cobranças diretamente:
    •    pelo site ou aplicativo Meu INSS; ou
    •    pelo telefone 135.

A contestação pode ser feita sem a necessidade de envio de documentos — basta informar que não autorizou o referido desconto.

Atenção aos golpes: o INSS não entra em contato por WhatsApp, SMS ou e-mail. Caso receba mensagens suspeitas, bloqueie imediatamente o remetente e denuncie por meio do site Fala BR ou pelo telefone 135.

E se você não recebeu a devolução?
Se o valor não aparecer no seu pagamento, procure imediatamente um advogado de sua confiança. O profissional poderá avaliar o seu caso e tomar as medidas cabíveis para garantir seus direitos.

Nosso escritório permanece à disposição para esclarecer dúvidas e auxiliar todos os segurados que tenham sido afetados por essa situação.

Entre em contato conosco — estamos aqui para garantir a proteção dos seus direitos previdenciários.

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